estilos de cores do Corel Draw 'poluído'

Corel Draw: Limpando os Estilos de Cores

Iniciando nossa série de artigos, vamos falar sobre um BUG do Coel Draw (principalmente na versão X3) que tem incomodado muita gente, que é a enorme demora em abrir determinados arquivos no Corel Draw. Essa demora é causada pelo recurso 'Estilo de Cores' existente no Corel Draw. Não vamos entrar em detalhes sobre o uso de Estilos (para que servem, como usar, etc) pois não é esse o objetivo neste artigo, e sim somente corrigir um problema causado por essa ferramenta. demora para abrir arquivos do Corel Draw X3
Demora para abrir um arquivo no Corel Draw X3 - sinal de problemas nos estilos
Essa demora excessiva para abrir um arquivo, as vezes até um arquivo 'leve' se deve ao fato do seu arquivo estar 'sujo', com muitas visualizações e estilos de cores salvos. Geralmente isto ocorre com arquivos antigos, ou quando importamos algum objeto de algum arquivo antigo, ou após muito uso do Corel Draw. Mas vamos ao que interessa: como 'limpar' o arquivo e deixar ele levinho, abrindo rapidinho. Como primeiro passo vamos limpar a guia de visualizações, onde ficam armazenados todos os níveis de visualização usados - que aqui entre nós, não vejo utilidade. Com o seu arquivo 'sujo' aberto, siga os passos abaixo:
Sugestão: Antes de fazer qualquer alteração, salve seu arquivo com um novo nome, pra garantir que em caso de problemas vc não perdeu o arquivo original.
Gerenciador de Exibições do Corel Draw totalmente poluído Vamos começar pelo Gerenciador de Exibição:
  1. Vá em Ferramentas > Gerenciador de exibição;
  2. Confira se o Gerenciador de exibições contém muitos itens (como na imagem ao lado);
  3. Se estiver com diversos itens, delete (tem que fazer um por um, não tem jeito); >> No Corel X5 dá pra selecionar todos com SHIFT [veja aqui]
  4. Depois que estiver sem nenhum item, salve o arquivo.
Gerenciador de Estilos do Corel Draw poluído Agora vamos limpar os Estilos de Cores:
  1. Vá em Ferramentas > Estilos de Cores;
  2. Confira se contém muitos itens (como na imagem ao lado);
  3. Se estiver com diversos itens, delete (tem que fazer um por um, não tem jeito);
  4. Depois que estiver sem nenhum item, salve o arquivo.
Confira agora se seu Gerenciador de Exibição e os Estilos de Cores estão assim: Estilos de Cores e Gerenciador de Exibição limpos Se estiver tudo conforme a imagem, Pronto! Seu arquivo está agora livre, leve e solto! Salve o arquivo, e feche. Abra seu arquivo novamente e confira que agora ele abre rapidinho. Você tem um arquivo LIMPO!

Outra opção...

Uma outra sugestão - que também dá muito certo - é salvar seu arquivo como CMX, depois abra o CMX e salve novamente como CDR. O formato CMX, porém, não salvará linhas guia e alguns outros tipos de efeitos, então essa sugestão vale mais para arquivos onde vc trabalhou com objetos mais simples, somente textos e formas vetorizadas. Também pode ser que não seja salvo o tamanho da folha, então fique atento. Mas faça o teste, vale a pena. Dá muito menos trabalho e na maioria das vezes resolve. Fica a dica.
0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta