Corel Draw: Criando um catálogo com ‘preview’ de diversos arquivos
Toda vez é a mesma coisa: Você precisa de um clipart que você sabe que tem, mas ele está ‘perdido’ no meio de centenas de arquivos de cliparts que você possui, e claro, você não lembra o nome do arquivo.
Ou então você gostaria de montar um ‘catálogo’, com diversos arquivos que você tem montado no Corel Draw, mas só de pensar no trabalho que dá importar arquivo por arquivo, redimensionar, etc, já desanima…
Calma, existe uma solução simples para seu problema!
Thumbnailer
O Corel Draw permite trabalhar com scripts, que são alguns códigos para executar ações especÃficas dentro do programa. Existem diversos desses scripts, para as mais variadas funções:
- gerar calendários automaticamente;
- numerar páginas;
- converter formatos de arquivos;
- etc.
Em artigos futuros falaremos sobre cada um desses scripts.
Hoje vamos falar sobre o Thumbnailer, que é um script que gera ‘thumbnails‘ ou ‘miniaturas’ a partir de diversos arquivos do Corel.
Então, mãos a obra!
Primeiramente, faça o download do script, que disponibilizo aqui: Thumbnailer.zip [47Kb]
Após salvar o arquivo no seu computador, extraia seu conteúdo (que é somente um arquivo Thumbnailer.gms) na pasta: C:\Arquivos de Programas\CorelDRAW Graphics Suite 13\Draw\GMS (ou se você instalou o Corel numa pasta diferente, é só ir até a pasta e procurar pela pasta GMS).
Pronto, o script já pode ser usado.
ATENÇÃO: Verifique antes se os seus arquivos não estão com o conhecido problema referente aos estilos de cores e gerenciador de exibição (mencionados nesse artigo), caso contrário o processo poderá levar HORAS para ser executado, devido a demora para abrir cada um dos arquivos selecionados.
Abra o seu Corel Draw (se já estava aberto, feche e abra novamente), e vá em Ferramentas > Visual Basic > Executar.
Na tela que se abre (acima), selecione o script Thumbnailer, e em seguida, clique em Executar. A tela a seguir é exibida, onde você fará as configurações necessárias, se desejar [clique na iagem para ampliar].
Dica: Na grande maioria das vezes nem é necessário alterar as configurações. Como padrão, gera páginas A4, com miniaturas de 4×4 cm, e com o nome de cada arquivo embaixo da miniatura. Em cada página A4 serão geradas 24 miniaturas, divididas em 4 colunas e 6 linhas.
Após iniciado o processo é só aguardar.
Se os arquivos não forem muito pesados, o processo não demora mais que alguns minutos, e o resultado é semelhante ao que vemos na imagem abaixo.
Agora você pode salvar este arquivo, gerar um PDF com todas as páginas, ou ainda imprimir e ter sempre à mão seu catálogo, que vai lhe facilitar muito na hora de criar seus layouts.
Deixe uma resposta
Want to join the discussion?Feel free to contribute!