A receita do ‘Preto Calçado’ perfeito
Numa impressão offset, cobrir uma área chapada de preto somente com o canal K a 100% não faz um preto bonito, fica com um aspecto lavado, apagado. Para resolver esse problema costuma-se “calçar†o preto (em inglês: rich black), o que nada mais é que fazer uma composição das quatro cores do CMYK para formar uma cor preta mais intensa. A proporção dessa composição varia conforme o hábito/gosto de quem faz, e existem muitas ‘receitas’. A mais usada consiste em adicionar 30% ou 40% de cyan, o que embora funcione bem, inevitavelmente deixa o preto azulado.
Uma composição que funciona muito bem é compor um ‘cinza’ neutro com as cores CMY e adicionar ao preto. Assim teremos um preto mas intenso sem mudar sua tonalidade. Dessa forma chegamos a seguinte composição, que parece ser a perfeita:
Cyan: 40%
Magenta: 30%
Yellow: 27%
Black: 100%
Só não recomendamos para impressões em rotativa, porque o registro nunca é muito bom e se tiver interação com texto o resultado pode ficar ruim.
Dica: Caso tenha letras pequenas (menor que 8pt) vazadas nesse fundo preto, adicione um contorno preto (somente 100% preto) de pelo menos 0,15mm, atrás do preenchimento, pra evitar que vaze alguma variação do registro para dentro da letra.